Instituto Avivar

Setembro Amarelo

setembro-amarelo

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), aponta que por volta de 800 mil indivíduos tiram a própria vida todos os anos. Contudo a referida organização alerta que a pandemia do COVID-19 agravou muito os fatores de risco associados a comportamentos suicidas e pediu pela priorização da prevenção ao suicídio.

Estudos com mais de 50% das pessoas que participaram de uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial no Chile, Brasil, Peru e Canadá um ano após o início da pandemia, relataram que sua saúde mental havia piorado. A pandemia ampliou fatores de risco associados ao suicídio, como perda de emprego ou econômica, trauma ou abuso, transtornos mentais e barreiras de acesso à saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que 90% dos casos de suicídio podem ser evitados e o principal meio de prevenção é o diálogo. O medo, o preconceito e, principalmente a falta de conhecimento acerca do suicídio, o constitui um mal silencioso, onde, na maior parte das vezes, o indivíduo não externa comportamentos com tendência suicida.

O “Setembro Amarelo” é uma iniciativa do CVV (Centro de Valorização a Vida), do CFM (Conselho Federal de Medicina) e da ABP (Associação Brasileira de Psiquiatra), que começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como “Mustang Mike”. Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem “Se você precisar, peça ajuda.”.

A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio, pois os cartões chegaram realmente às mãos de pessoas que precisavam de apoio. A cor da campanha foi adotada pela história que a inspirou.

O Instituto Brasileiro de Avivamento ao Desenvolvimento Humano (IBADH) entendendo que é preciso estar sempre em alerta para entender os sinais daqueles que estão passando por transtornos e, principalmente, estender a mão à VIDA. Levantou a bandeira no mês de setembro para a campanha do setembro amarelo nas redes sociais e uma LIVE que contou com o psicólogo Gabriel Teixeira, mediado pelo presidente do IBADH, Lucas Bahia, para tratar do assunto. 

Gabriel Teixeira é ativista pelos direitos humanos, com atuação por quase três décadas na defesa dos direitos da população LGBTQIA+ atuou por dois mandatos no Conselho Estadual LGBT, esteve como Coordenador Estadual de Políticas LGBT na SJDHDS. É psicólogo com atuação no campo da Psicologia Social e Psicoterapeuta. Especialista em Educação, Pobreza e Desigualdade Social pela UFBA. Mestrando em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação pela UNEB. Sud-Coordenador Estadual da Rede Brasileira de Educadores em Direitos Humanos –  REBEDH.

O CVV realiza apoio emocional e prevenção ao suicídio atendendo voluntariamente e gratuitamente a todas as pessoas que precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail ou chat 24 horas por dia. Ligue grátis para 188 ou acesse: www.cvv.org.br

Lucas Bahia

Presidente - IBADH Publicitário, CEO da BAY GROUPS Agência de Marketing e Eventos, Jurista especialista em arbitragem internacional e capactação de recursos para projetos sociais.

Lucas Bahia

Lucas Bahia

Presidente - IBADH Publicitário, CEO da BAY GROUPS Agência de Marketing e Eventos, Jurista especialista em arbitragem internacional e capactação de recursos para projetos sociais.

Você pode gostar dessas matérias

Clarissa P. de Albergaria

Gordofobia

Imagine viver numa sociedade, que não aceita a sua existência? Assim que nós

Lucas Bahia

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a Organização Pan-Americana

Artigos

SUBSCREVA

E receba as edições da revista AVIVAR Brasil.

Compartilhe

Estamos atualizando o site para trazer a melhor experiência de navegação para todos vocês, em caso de sugestão para melhoria enviem-nos uma mensagem em nosso contato.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox