Instituto Avivar

Gordofobia

gordofobia

Imagine viver numa sociedade, que não aceita a sua existência? Assim que nós pessoas gordas vivemos, entre a vida combativa, a construção do auto amor , e a exclusão social. A gordofobia que é aversão ás pessoas gordas , inclui falta de acessibilidade, uma vida preterida de aceitação estética, falta de atendimento humanizado na saúde, iatrogenia médica , não absorção no mercado de trabalho , imaginética pejorativa no que diz respeito a sexualidade, danos psicológicos por vezes irreversíveis.Há ainda o oportunismo capitalista , que estrategicamente se apodera da população gorda( cerca de 50% dos brasileiros, segundo a OMS), no mercado da moda Plus Size , que também utiliza recursos de opressão dos corpos, estipulando uma numeração limitada para os tamanhos de roupas,ou seja, se é pra ser gorda tem de ser até um determinado tamanho grande, geralmente até a numeração 52.

Os ativismos anti gordofobia são formados majoritariamente por mulheres , visto que os ataques gordofóbicos incidem muito mais ,no corpo feminino devido ao patriarcado, machismo, misoginia, racismo e segregação social. Todos os movimentos anti gordofobia são importantes para fortalecer a causa contra o preconceito, para validar os anseios em prol de políticas públicas efetivas, que credibilizem nossas lutas , e além de ser um anteparo emocional ,já que por meio dos coletivos, conseguimos encontrar sororidade entre as nossas iguais. Não fazemos apologia a falta de saúde, á gordura, a falta de amor.A própria indústria alimentícia cria mecanismos de vícios alimentares não saudáveis, a comida ” fast food” ,é promovida de forma globalizada, sendo assim, essa rede constrói uma massa consumidora de produtos danosos , em ataque oportuno , indústria do emagrecimento age para que as pessoas se sintam culpadas, penalizadas por não serem magras. Ser gorda não é ser doente , a obesidade de fato acarreta complicações, a comorbidade é latente para quem não se cuida, pessoa magra ou gorda. “NÃO SOMOS VÍTIMAS, SOMOS RESISTENTES Á UM SISTEMA EXCLUDENTE “.

Clarissa P. de Albergaria

Clarissa P. de Albergaria

Clarissa P. de Albergaria

Você pode gostar dessas matérias

Clarissa P. de Albergaria

Gordofobia

Imagine viver numa sociedade, que não aceita a sua existência? Assim que nós

Lucas Bahia

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a Organização Pan-Americana

Artigos

SUBSCREVA

E receba as edições da revista AVIVAR Brasil.

Compartilhe

Estamos atualizando o site para trazer a melhor experiência de navegação para todos vocês, em caso de sugestão para melhoria enviem-nos uma mensagem em nosso contato.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox