Instituto Avivar

7 gatilhos que podem salvar vidas

suicidio1

O instituto Avivar, alinhado com questões humanitárias, de empatia e caráter social endossa em sua campanha de combate ao suicídio o esforço em contribuir para o bem mútuo das comunidades.

Nesse sentido, destacamos nesse artigo 7 tipos de comportamento que auxiliam no reconhecimento e percepção de gatilhos de suicídio, visando interromper o pensamento antes da possível consequência, confira abaixo alguns deles:

1 – Humor: 

Alterações extremas de humor e em curto período de tempo podem sinalizar a presença de tendências suicidas. Raiva em excesso, forte sentimento de vingança, ansiedade incontrolável e sinais intensos de culpa ou irritação devem ligar um alerta, para que tais comportamentos sejam monitorados com atenção.

2 – Melhora Súbita: 

A felicidade súbita pode ser um sinal de que a pessoa já aceitou a decisão de encerrar a própria vida. A ideia de suicídio e/ou depressão é popularmente ligada a sensação de estar no “fundo do poço”, a mudança de comportamento repentina pode sinalizar uma desistência da própria vida tendo como motivação a ideia de suicídio, algo para ficar atento e procurar ajuda.

3 – Irresponsabilidade

Ao observar que a pessoa parece não se importar com as consequências de seus atos, ,se portando com comportamentos muitas vezes até perigosos, deve se ficar atento, como por exemplo consumo excessivo de álcool e drogas, direção imprudente e sexo sem proteção, que podem de forma indireta relatar que a mesma já não se importa com a própria vida.

4 – Mudança na rotina

É normal entre cada pessoa a presença das suas particularidades, uma comida preferida, um lugar que gosta de frequentar, uma atividade que gosta de fazer, uma mudança brusca de rotina ou até a falta de motivação para realizar atividades que antes eram prazerosas podem ser um sinal a ser observado.

5 – Pensamentos 

A repetição constante de pensamentos negativos e auto depreciativos pode ser um sinal claro de tendências suicidas, a dificuldade de ver qualidades em si próprio e o constante sentimento de culpa podem evoluir para um quadro ainda mais grave.

6 – Avisos

Frases que demonstram certa falta de apreço pela vida devem sempre serem observadas, mesmo que em tom de brincadeira ou informalidade podem de certa forma revelar a público pensamentos íntimos que a pessoa já tem e que podem evoluir a decisão de tirar a própria vida

7 – Desapego

Caso você perceba certos movimentos da pessoa em se desapegar de seus pertences, finalizar laços profissionais ou amorosos e um constante sentimento de despedida procure ajuda, pode ser o início de uma internalização do sentimento de desapegar da própria vida, o que pode ser muito perigoso.

E não esqueça! Ao apresentar alguns desses gatilhos ou percebê-los em amigos e familiares ligue grátis para 188, número do centro de valorização a vida, com profissionais capacitados para ajudar, ou acesse: www.cvv.org.br. Sua vida tem valor!

Jônatas Nascimento de Sena

Jônatas Nascimento de Sena, também conhecido como Tas, é um estudante de jornalismo, nascido e criado em Salvador, que escreve sobre política, música, cultura e negritude, além de atuar também no ramo musical.

Jônatas Nascimento de Sena

Jônatas Nascimento de Sena

Jônatas Nascimento de Sena, também conhecido como Tas, é um estudante de jornalismo, nascido e criado em Salvador, que escreve sobre política, música, cultura e negritude, além de atuar também no ramo musical.

Você pode gostar dessas matérias

Clarissa P. de Albergaria

Gordofobia

Imagine viver numa sociedade, que não aceita a sua existência? Assim que nós

Lucas Bahia

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a Organização Pan-Americana

Artigos

SUBSCREVA

E receba as edições da revista AVIVAR Brasil.

Compartilhe

Estamos atualizando o site para trazer a melhor experiência de navegação para todos vocês, em caso de sugestão para melhoria enviem-nos uma mensagem em nosso contato.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox