Instituto Avivar

Racismo estrutural, até quando?

racismo-estrutural-800x300

Termo muito utilizado, hoje em dia, embora mal compreendido, diante da sua complexidade. Mas agora você saberá contar aos amigos, vizinhos e amigos do que se trata esse tema tão importante naquele papo cabeça. Vamos lá!

O racismo estrutural remonta o lado mais sombrio da história da mundanidade, a ESCRAVIDÃO. Nesse processo se construiu o ideal de inferioridade do negro e indígena em relação ao branco. E o desenvolvimento civilizatório consolidaram o distanciamento desses grupos em medidas e ações que os integrassem a políticas de assistência social e inclusão na educação e mercado de trabalho, fatores que enraizaram uma discriminação racial na sociedade.

Importante afirmar que um ato discriminatório isolado, como xingar alguém a ofendendo-o por conta da cor da sua pele, não determina o racismo estrutural. Como vimos anteriormente está relacionada a condições de desvantagens e privilégios em fator preponderante étnico-racial.

Quase que imperceptível, essa forma de racismo passa despercebida pois constrói uma relação de costume, a todos os envolvidos, tendo em vista um conjunto de práticas, hábitos, situações e falas enraizadas em nossa cultura, promovendo direta ou indiretamente, a segregação e preconceito racial.

Os doutrinadores Lawrence, Keith; Keleher, Terry (2004) apontam como racismo estrutural “a formalização de um conjunto de práticas institucionais, históricas, culturais e interpessoais dentro de uma sociedade que frequentemente coloca um grupo social ou étnico em uma posição melhor para ter sucesso e ao mesmo tempo prejudica outros grupos de modo consistente e constante causando disparidades que se desenvolvem entre os grupos ao longo de um período de tempo.”

Gostou? Então solta o “like” e compartilha com amigos, colegas e familiares!

Somos todos AVIVAR! VIDAS PRETAS IMPORTAM!

Lucas Bahia

Presidente - IBADH Publicitário, CEO da BAY GROUPS Agência de Marketing e Eventos, Jurista especialista em arbitragem internacional e capactação de recursos para projetos sociais.

Lucas Bahia

Lucas Bahia

Presidente - IBADH Publicitário, CEO da BAY GROUPS Agência de Marketing e Eventos, Jurista especialista em arbitragem internacional e capactação de recursos para projetos sociais.

Você pode gostar dessas matérias

Clarissa P. de Albergaria

Gordofobia

Imagine viver numa sociedade, que não aceita a sua existência? Assim que nós

Lucas Bahia

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio, a Organização Pan-Americana

Artigos

SUBSCREVA

E receba as edições da revista AVIVAR Brasil.

Compartilhe

Estamos atualizando o site para trazer a melhor experiência de navegação para todos vocês, em caso de sugestão para melhoria enviem-nos uma mensagem em nosso contato.

Headline

Never Miss A Story

Get our Weekly recap with the latest news, articles and resources.
Cookie policy
We use our own and third party cookies to allow us to understand how the site is used and to support our marketing campaigns.

SanFair Newsletter

The latest on what’s moving world – delivered straight to your inbox