Nascido em 1986, no Senegal, com pais senegaleses, desembarca em território francês aos dois anos de idade, onde obtém uma educação clássica. No entanto, a sua infância é marcada por uma inquietude que surpreende a todos pelo seu fascínio às cores e terceira arte. Onde ainda menino, desprendia o seu tempo a aprimorar as suas habilidades naturais.
Para Baro Sarré, a sua arte está em constante evolução e desenvolvimento, desse modo externa o artista: “minha arte hoje é apenas uma evolução natural”.
Ao concluir o ensino médio, o artista inicia sua jornada profissional aperfeiçoando as técnicas na Escola Francesa de Artes Aplicada, especializando-se em Comunicação Visual. O seu estilo reflete a sua percepção do mundo, a sua ancestralidade e um grito de resistência à identidade africana. Com cores fortes e vibrantes, traz alegria e demonstra a beleza de fisionomias na estética negra. Principalmente porque, para o artista, sempre foi imprescindível conectar o seu traço com a sua percepção de mundo e o seu estado de espírito. Baro revela que suas inspirações advêm de uma mistura entre o impressionismo, as obras do grande mestre Picasso e o seu apreço pelas mulheres Ndebele, que pintam suas casas com formas geométricas em grafismo na África do Sul.
Essa explosão de influências, signos e cores tornam, as suas obras, grandes ícones valorativos para a resistência de toda uma comunidade que merece ter eternizada a sua grandiosidade e importância histórica.
O artista já homenageou através da sua arte grandes personalidades negras como: Mandela, Malcom X, Pelé (o rei do futebol brasileiro), Prince, Beyoncé Knowles, Khaby Lame (influenciador digital com mais de 62 milhões de seguidores), entre tantos outros nomes importantes que fizeram e fazem história no cenário negro.
- www.barosarre.com
- @barrosarre